jun 28

Por que junho é o Mês do Orgulho LGBT?

Depois de muita luta, entre derrotas e conquistas, junho se tornou o Mês do Orgulho LGBT. Até os anos 60, nos Estados Unidos, havia uma lei anti-LGBT muito rígida, onde era considerado crime relacionamentos com pessoas do mesmo sexo, mesmo em casa e com consentimento de ambas as partes. Esse tipo de relacionamento, levava até à prisão perpétua, e usavam métodos cruéis como: Castração, choque elétrico e lobotomia – cirurgias que retiravam parte do cérebro do paciente – para assim tentar “curar” os homossexuais.

 

Cansados dessa brutalidade e opressão, a comunidade LGBT foi se organizando e tomando força. Em 1960, poucos lugares aceitavam essa comunidade, um deles foi o bar Stonewall Inn, no bairro de Greenwich Village, o mais importante da época. Depois de 9 anos houve uma revolta dos frequentadores desse bar, onde durante dias, enfrentaram policiais, que fazia batidas frequentes, agindo com violência e opressão.

Impossível de ignorar, jornais como o New York Times e o New York Post cobriram os acontecimentos. O que começou como uma revolta, se transformou em uma luta pelos direitos LGBT mundial.  Portanto, ninguém mais ia se esconder.

A Parada do Orgulho LGBT

parada orgulho lgbt ny

Foi em 1970, que aconteceu a primeira Parada LGBT nos EUA, para comemorar o aniversário do evento. A data exata da comemoração é 28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBT. No mesmo ano, outras paradas aconteceram em outras cidades dos EUA. E em 1971 foi a vez de se expandir para: Boston, Dallas, Milwaukee, Londres, Paris, Berlim Ocidental e Estocolmo. E, desde então, a cada ano, mais e mais cidades do mundo inteiro se unem para lutar pelos direitos LGBT.

parada orgulho lgbt sp

Aqui em São Paulo a Parada LGBT acontece na Avenida Paulista, maior palco de protestos e celebrações. A cada ano eles abordam um tema específico importante. Já foi tema: a luta por um Estado Laico de verdade, pela Lei da Identidade de Gênero e contra a Transfobia, o casamento entre pessoas do mesmo sexo que virou lei, além disso, a luta contra a homofobia que é uma constante.

Saiba mais sobre o que acontece no mundo no nosso portal de notícias 😉

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu