set 25

Quais são os fatores mais importantes de ranqueamento de SEO para 2018?

A SEMrush, uma das mais importantes empresas do mercado de SEO, disponibilizou um estudo sobre os fatores que mais influenciam o posicionamento no Google. A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise de 600 mil palavras-chave da base mundial da SEMrush no mundo, estudando as 100 primeiras posições nos resultados de busca para cada uma delas e seus fatores de ranqueamento.

Se para 2017 os estudos apontavam que os sites com conteúdo mais preparado para as buscas semânticas e com versão responsiva estariam em vantagem nas buscas agora os fatores em ascensão são o uso do HTTPS e a taxa de CTR (click through rate / taxa de clique) que é a proporção entre quantas vezes certo resultado é exibido nos buscadores e quantas vezes é clicado. O CTR já foi considerado um fator de ranqueamento menor, mas tem ganhado cada vez mais destaque.

Investir em conteúdo ainda é importante para o Google?

A qualidade e a relevância do conteúdo das páginas continuam desempenhando um papel fundamental no ranqueamento de um site: As páginas em melhores posições no estudo possuíam um conteúdo mais longo do que a média. Por isso é importante manter seu site sempre atualizado incluindo conteúdo relevante e otimizado para os visitantes do site nas mais diversas formas: texto, imagens, gráficos, vídeos, e-books, entre outras possibilidades.

Ainda sobre conteúdo, segundo o estudo a presença de vídeos no site não mostrou influência significativa no ranking das páginas em 2017 mas dependendo do nicho os visitantes esperam conteúdo de vídeo então ele pode influenciar os resultados de determinados mercados. E os fatores de SEO na página, como a presença de palavras-chave no título, meta descrição e organização do corpo do texto se mostrou com menor peso quando comparado com outros fatores pois temos cada vez mais sites seguindo estas diretrizes de otimização de código.

A importância do certificado SSL

A maioria dos domínios bem colocados possuía uma versão HTTPS, o que demonstra que o SSL vem se tornando uma forte vantagem, segundo o Google no ano passado aproximada 30% dos sites já tinham essa certificação e 2017 deve fechar com 70% dos sites utilizando o SSL. A partir de agora todos os sites que não utilizarem HTTPS poderão ser sinalizados como não seguros pelo Google Chrome e os sites com HTTPS terão a autoridade fortalecida, podendo subir no resultado das buscas.

O SSL (Secure Socket Layer) garante a transferencia segura de dados entre o servidor do site e o navegador do visitante, dificultado a invasão de hackers ou falsificação de suas informações. O certificado pode ser comprado porém muitas hospedagens já estão incluindo o certificado em seus planos sem custo adicional e é possível ainda utilizar o SSL gratuito da Let´s Encrypt.

Outros Pontos

Os backlinks também ocuparam boa posição no ranking de fatores de influência: os termos e palavras com um alto volume de pesquisa são extremamente competitivos e as primeiras posições estão ocupadas pelos sites e portais que possuem mais backlinks.

O estudo também concluiu que está ocorrendo uma forte conexão entre o número de visitas diretas (pessoas que digitam a URL no navegador) e a posição da página no resultados de busca. Isso pode indicar que o Google está priorizando sites que tem um alto tráfego direto. Ou seja, quando muitos usuários acessam um site diretamente é um sinal para o Google que o domínio possui alta autoridade e valor. Os sinais de comportamento do usuário também continuam a ser considerados como o tempo no site, páginas acessadas por sessão e a taxa de rejeição, uma vez que indicam a qualidade e a relevância do site para os usuários.

Desde 2013 o Google vem implementando em um ritmo mais intenso alterações mais profundas em seu algoritmo, seja para remover resultados de baixa qualidade, seja para melhorar a experiência do usuário e com isso os mais de 200 fatores de indexação para posicionar um site em uma busca são afetados.

É importante ficar de olho neste e em outros estudos pois conforme a sinalização do surgimento de novos fatores de SEO e modificação do peso dos fatores já existentes é necessário atualizar as técnicas de SEO implementadas, para manter e ampliar os resultados atingidos no site de sua empresa.

Facebook Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu