out 11
o que são personas

O que são personas e porque são importantes para minha estratégia de vendas?

Persona ou buyer persona, é a representação do consumidor ideal para sua empresa ou produto. Em resumo, persona é a reunião de características e dados reais de clientes ou possíveis clientes semelhantes em um perfil humanizado. Não existe um número definido. Conhecer seu público fará com que você consiga definir a quantidade necessária de personas e quais efetivamente sua empresa pretende atender. No caso de sua empresa possuir mais de 3 perfis de personas, tenha em mente que sua estratégia de conteúdo deverá ser aplicada à todas elas.

Para a criação de personas também, é importante entender em qual posição do funil de vendas seu cliente está, e por consequência em que momento da jornada do consumidor ele se encontra. Para saber mais, acompanhe nossa série sobre inbound marketing:

Como e onde utilizar personas?

Na sua estratégia de marketing. Inclusive também são extremamente eficazes em estratégias B2B (quando empresas vendem diretamente para empresas e não para um consumidor final).

As personas serão sua coluna sustentação.Você irá aplicá-las quando for procurar informações para criar conteúdos e produtos para seu público. O que os tornará mais assertivos. É por meio delas que você terá um panorama das preferências do seu cliente, assim como também quais suas dificuldades.

o que são personas

Persona e público alvo são a mesma coisa?

Personificação do público, esta é a persona. Criada para mostrar um perfil mais humanizado do seu consumidor. A persona possui nome, rosto, interesses, idade e história. Diferente do público alvo, que trata as características de forma mais ampla, onde não há refinamento para um perfil mais detalhado. As características do cliente são apresentadas de maneira mais impessoal e geral, e neste caso, o interesse pelo seu produto é apenas uma possibilidade. O foco da descrição de um público alvo está nos dados demográficos, idade, poder aquisitivo e hábitos de consumo de forma geral.

Por conta disso, a persona torna possível uma melhor segmentação de público. E inclusive, foca num perfil de cliente que já tem interesse no seu produto. Além de outras características, como o que pretende e aonde quer chegar com ele.

Observe o exemplo abaixo:

PÚBLICO ALVO

Homens de 20 à 30 anos, formação técnica, moradores da zona norte de São Paulo, usuários do metrô e compradores assíduos de produtos para barba.

PERSONA

Josenilson tem formação técnica em mecânica e elétrica. Trabalha em uma fábrica como torneiro mecânico e tem salário de R$ 3000,00. Possui 29 anos, é casado e sem filhos. É morador da zona norte de São Paulo e usa diariamente o metrô. Josenilson gosta de cuidar da aparência de sua barba, por isso costuma comprar produtos cosméticos para fortalecimento dos pelos faciais. Costuma experimentar novos produtos indicados por influencers digitais que segue. Sua maior dificuldade na compra desses produtos é o frete alto. Josenilson também é usuário ativo das redes sociais. Principalmente Facebook e WhatsApp. Gosta muito de compartilhar fotos dos encontros que faz com os amigos e família e vez ou outra também de produtos que experimenta.

Pode onde começar a criar?

Nada de achismos. A partir dos clientes que você já possui, é possível traçar perfis de personas. E no caso de busca por novos públicos é necessário pesquisar que perfil ou perfis que melhor se encaixem no que sua empresa busca.

Conhecer as dores do seu cliente é a chave. Saiba o que ele quer resolver: qual sua demanda e dificuldades. Quais são seus objetivos relacionado ao seu produto. Quais suas preferências e o que ele tem em mente quando se trata de consumir o que você produz.

Por isso a persona é uma ótima ferramenta, pois foca no que seu cliente realmente precisa. Assim como também, auxilia na produção de conteúdo focado e personalizado para os canais de comunicação da sua empresa (redes sociais, website, propaganda) e na criação de novos produtos. Para saber mais leia também: Redes sociais para empresas: por que investir?

Conheça um dos nossos cases de clientes para entender melhor como funciona a produção de conteúdo na agência. Aqui na Kilo fazemos desde o planejamento e estratégia à criação de conteúdo para empresas. Faça seu orçamento e trabalhe com a gente! Bem esse foi o post dessa semana, fique à vontade para sugerir temas e tirar suas dúvidas. Até breve 😉

Facebook Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu